sexta-feira, 12 de junho de 2009

Fernando Girão...a vida

Fernando Girão (São Paulo,Brasil, 14 de Outubro de 1951. É filho da cantora brasileira Maria Girão e do guitarrista português Fernando de Freitas.
Aprende guitarra clássica com o seu pai. A partir dos 14 anos começa como vocalista de vários grupos de rock no Rio de Janeiro. Aos 17 anos vem para Portugal e faz parte dos Pentagono. Pouco tempo depois entra para os Heavy Band que incluía alguns dos melhores músicos portugueses da altura. De 1971 a 1973 foram para Angola onde chegam a editar dois singles ("Beggar Man" e "Your New Motel") através da Valentim de Carvalho. No Brasil fizeram as primeiras partes de Gilberto Gil, Os Mutantes e Hermeto Pascoal, entre outros. A solo editou, ainda em 1972, o single “Engrenagem”.
Esta experiência em terras africanas irá influenciar profundamente a forma de compor e de cantar de Very Nice, o seu nome artístico da altura, sendo essa a base de todo o seu trabalho futuro.
No início de 1975 participa, conjuntamente com Jorge Palma, no Festival RTP da Canção de 1975.
Em 1976 é lançado o single “Brothers of the Sun/Yes I Know”. No ano seguinte é editado o álbum "Discretamente".
Fernando Girão colabora no álbum “Ascensão e Queda” dos Petrus Castrus editado em 1978.
Em 30 de Abril de 1982, "Intelectual do Café" foi o nº1 do top de estreia do programa "Nós Por Cá" (Rádio Renascença) de Rui Pego e António A. Duarte. É editado o álbum "Contos da Europa Tropical" que inclui os temas “Coleira de Solidão”, “Historia do Calção”, “Super Dona”, “Quando Tudo Isso Vem”, “Joana (Do Vão da Escada)”, ”Do Outro Lado da Barreira”, “Intelectual de Café” e “Convalescença”.
Em 1987 é editado o álbum "Africana". O disco "Índio" é editado em 1989.
O disco "Girão Live", gravado ao vivo, é editado em 1991.
Em 1993 é lançado pela Numérica o disco "Outros Fados" que incluir dez temas tradicionais.
Em 1995 é editado o disco "Dias de Amanhã" pela Movieplay. Nesse ano participa nos discos "50% 50%" de Simmons e em "Ad lib(itum) : vol. 1" de Laurent Filipe.
Em 1996 é o autor da música do disco "Racismo Não" a favor da AMI e que contou com a participação de muitos artistas portugueses.
O disco "Cantos da Alma é editado em 1998.
O single da Festa da Diversidade (1999) inclui os temas "A terra não é de ninguém" de Fernando Girão e "O Mundo Sem Papel" de Nill Luz. Conta com participação de vários cantores como Sergio Godinho, General D, Maria Viana, Paulino Vieira, Filipe Mukenga, Adelaide Ferreira, entre outros.
"Olhos Nos Olhos" (Ovação, 2000). Participa no disco da campanha desse ano do Pirilampo Mágico.
É um dos cantores convidados do disco "Uma Carreira em Dueto - De Jorge Amado a Pessoa" de Roberto Leal editado em 2003. O tema "O azul dos teus olhos" aparece no disco "A Música da CP LP" editado em 2003.
Ainda em 2003 é editado "Uma Antologia Híbrida" com um livro (84 peças ilustradas) e um Cd Rom (29 peças) com prefácio de Helena Sacadura Cabral, Pedro Abrunhosa e Baptista-Bastos. Fernando Girão leva-nos a percorrer o seu Caminho de Santiago, a ritmos alucinantes, em celebrações da vida e do amor. E nesta viagem as palavras são espada e oração. Estamos perante uma antologia híbrida que reúne poemas e contos escritos pelo autor entre 1993 e 2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário